quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Como se fazia há 50 anos

Todo mundo - pelo menos quem se dá ao trabalho de ler isso aqui - sabe que nosso negócio é preservar a cultura desse incrível esporte, reproduzindo modelos de pranchas que marcaram sua época ou que tiveram uma certa relevância para a história. Já tem um tempinho que estou procurando reunir informações suficientes para reproduzir um dos modelos mais emblemáticos do surf, as PIG SURFBOARDS que lotaram as praias nos anos 50 e 60. O outline meio estranho, com a largura máxima da prancha completamente deslocada em direção à rabeta e mais a quilha "D fin"- que mais parece um leme - , tornam o modelo inconfundível. Ainda não surfei nenhuma prancha assim (no Museu do Surf aqui em Cabo Frio há algumas autênticas) mas tudo que li a respeito da conta de ser uma prancha bem funcional proporcionando um surf muito divertido. Acho que abriremos 2011 com uma belezinha dessas em produção, em breve terei um parecer mais detalhado para dividir com vocês, por hora fica um estudo do brinquedo.
concave no bico, fundo em V suave acentuando na rabeta. Quilha D 
A pintura será alguma coisa nessa linha. Algum palpite?

Um comentário:

Sidney Recco disse...

Show o blog, faz um tempo que estou acompanhando alguns blogs de shapers que fabricam os longs Pig (Almond Surfboard, Dano Surfboard, Surf a Pig, entre outros). Também nunca surfei numa dessas, mas vontade não falta.
Consegui em um forum sobre pranchas vintage algumas informações sobre os longs pig, se vc tiver interesse posso mandar por email.
Vc já tem uma idéia de quanto custará um long desse tipo no tamanho 9'8''.
Os modelos ficaram show.
Grande Abraço.
Sidney Recco.
mono-quilha.blogspot.com