As datas são indefinidas, mas enquanto Laird Hamilton e sua turma requerem para si a autoria pela inveção do esporte (diga-se de passagem que é um velho e conhecido hábito americano) indícios indicam que nativos primitivos no Peru já surfavam de pé e com auxílio de remos em seus "caballitos de totora" lá nos idos de 3.000 a 1.000 a.c. Mas para situar o surgimento do stand up paddle no tempo-espaço fizemos um pequeno resumo:
3.000 a 1.000 anos a.c.Antigos povos peruanos já utilizavam “Caballito de Totora” uma espécie de canoa de junco, para deslizar sobre as ondas (o cabllito já era utilizado com auxílio de remos).
A prática do surf surge entre os polinésios, que povoaram praticamente todas as ilhas do Pacífio e litoral pacífico das Américas.
1778Ao descobrir o Hawaii neste ano, o navegador James Coock encontrou também os primeiros surfistas .Antes disso(sem data especificada) em seu diário, já havia relatado ter assistido a um canoísta pegar onda sentado no Tahiti.
Relatos dão conta que o surf teria sido introduzido no Hawaii pelo rei polinésio Tahito, conhecido como Moiheka. Após o descobrimento, a prática do surf foi desestimulada por mais de 100 anos pelos protestantes.
1912Durante as Olipíadas de Estocolmo o havaiano Duke Paoa Kahanamoko, ganha medalha de ouro na natação revelando para o mundo, o arquipélago havaiano e o surf.
1937A revista Mecânica Popular publicou plantas e especificações para construção de uma “Hollow Hawaiian Surfboard” (prancha de surf havaiana oca) de autoria de Tom Blake.
1938Os paulistas Osmar Gonçalves, João Roberto e Júlio Putz fizeram pranchas com base nos desenhos de Tom Blake, sendo os primeiros surfistas brasileiros.
Década de 50Explode o turismo no Hawaii pós-guerra. Os turistas ávidos por aprender a surfar contratam a ajuda dos “beachboys” havaianos, que improvisam canoas para facilitar o aprendizado. Visando faturarum pouco mais com os aventureiros recém chegados, os irmãos Leroy e Bobby Ah Choy idealizam fotografá-los e para isso recorrem ao uso de um remo de canoa havaina, permitindo que ficassem de pé sobre a prancha portando a máquina fotográfica - Kodak Box Brownie Camera - pendurada ao pescoço. Involuntariamente criaram um estilo de surf que ficou conhecido como “beachboy surf”.
2000Os surfistas Laird Hamilton e Dave Kalama em Maui e Brian Keauluana, Mel Pu’u e Bruce De Soto em Makaha aproveitaram a idéia do remo e passaram a usá-lo com pranchas de “tandem surf” (surf em dupla) para manterem a forma física, imediatamente perceberam como aquela idéia era divertida.
2004Brian Keauluana introduz o SUP como uma divisão do Buffalo’s Big Board Classic em Makaha, campeonato em honra de seu pa Buffalo Keauluana.
Vaso peruano de 1.400 a 1.000 a.c. representando um "caballito de totora"
Surfista descendo onda com seu cabllito em dias atuais, note uso do remo.